segunda-feira, 7 de abril de 2008


CEDMN
Disciplina: Matemática Turno : Vespertino Ano: 2008

Apostila: NÚMEROS
Os números na nossa vida

O número é uma das grandes criações humanas e eles estão sempre presentes no nosso cotidiano. Freqüentemente, somos obrigados a realizar as operações de contar e medir pela necessidade. Mas quando surgiu essa idéia de número? Não sabemos ao certo. Provavelmente, da necessidade de realizar contagens. Nossos ancestrais, pela observação, deve ter percebido os próprios pés ou as patas de um animal, e notou que eram quantidades diferentes (2 a 4 patas) e ainda pôde observar quantidades iguais ao perceber que tinham 2 orelhas e 2 olhos, por exemplo. Dessa forma, ao comparar quantidades, puderam realizar as primeiras contagens. E o registro só foi usado quando sentiu necessidade de registrar o resultado dessas contagens, criando diversas maneiras de se representar essa quantidade. Por exemplo,imagine um pastor de ovelhas, preocupado em não perder seu rebanho.Ao soltá-los, pela manha, colocava uma pedrinha em um saco para cada ovelha que saia do cercado, o recolher as ovelhas retirava uma pedra para cada uma que fosse reconduzida ao cercado. Se não sobrassem, todas ovelhas estariam a salvo. Caso contrario, cada pedra restante no saco corresponderia a uma ovelha desgarrada. Se essa história foi verídica ninguém sabe, mas o importante que uma idéia matemática foi contada: associar uma pedra a cada ovelha, permitindo ao pastor verificar seu rebanho e tomar as devidas providências para recuperar animais perdidos. Surgiram outras maneiras de registrar tais como os registros gráficos, até chegar aos símbolos indo - arábicos: 0,1,2,3,4,5,6,7,8 e 9. surgindo os primeiros conjuntos numéricos : O conjunto dos números naturais. Quando se sentiu a necessidade de realizar a subtração 3 – 5, o homem criou os Números Inteiros. Depois os Números racionais, diante da impossibilidade de efetuar a divisão 5 : 2. E em seguida, os Números irracionais para representar certas medidas, como a medida da diagonal de um quadrado de lado unitário( d = ), por exemplo. Da união dos conjuntos dos números racionais e irracionais surgiram os Números reais, Percebemos, também, que o maior ou menor conhecimento dos números está ligado às necessidades práticas dos povos. Algumas tribos primitivas da África Central não conhecem números além de 5 ou 6 e não precisam mais que isso. Outras dominam números até 10 mil. A impossibilidade de resolver situações com números já conhecidos é que levou ao surgimento do outro tipo de número.
A nossa vida esta repleta de números e eles são utilizados com diversos propósitos tais como: realizar contagens, identificar um objeto de uma coleção, selecionar, localizar, codificar, nomear entre outras. Eles aparecem no orçamento domestico, no resultado de exames que fazemos para saber como vai nossa saúde, nos jogos esportivos e em muitas outras coisas.

Um comentário:

Anônimo disse...

ola prof(a) dilmara gostaria de saber se vc ja inscreveu a escola manoel novaes nas olimpiadas de matematica?
porque ja esta aberta a inscrição para a 4 edição das olimpiadas!!